Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Poder do Povo, Para o Povo

Quem vivenciou a repressão do poder dos militares, sabem na pele o que é não ter direito a palavra, João Goular presidente de 1961 a 1964, iniciou seu mandato sob o regime parlamentarista e após o plebiscito em 1963 passou para o regime presidencialista. Jango como era conhecido, queria fazer uma reviravolta social, permitindo que a população analfabeta (que era maioria na época) votassem, concedendo também liberdade de expressão aos estudantes entre outras coisas.

Seus ideais vistos como comunistas, colocavam em xeque a minoria. Os militares usaram a recessão e greves dos trabalhadores como cortina de fumaça para tomar o poder tão almejado, o golpe estava orquestrado entre militares, latifundiários, parte da burguesia e como não poderia faltar os Estados Unidos. Os Estados Unidos tinham interesse em acabar com a democracia devido à recessão que começavam a enfrentar em 1964 pela intensificação dos movimentos feminista, afro-americano, aumento da imigração dos hispânicos e asiáticos, os jornais da época manipulavam as informações que chegavam ao publico.


Com a desculpa de restaurarem a democracia livrando a população dos comunistas, os militares suspenderam os direitos constitucionais. Vários políticos foram exilados, muitos simpatizantes foram mortos e em alguns casos até hoje não se sabem o paradeiro de seus corpos, passaram-se 20 anos até que a democracia fosse restaurada.

As coisas que mais ouvimos hoje em dia nos meio de comunicação são:  corrupção, CPI.

Hoje é um reflexo do ontem, depois do golpe militar em 1964, o que mudou?

Os jornais e as redes de televisão, ao invés de informarem os acontecimentos, manipulam as informações dando seu parecer como se fossem verdades absoluta, passando de promotor, juiz e carrasco a seu bel prazer.

Nossos direitos são preservados? São, só que os processos são tão morosos que os descendentes que irão usufruir dos resultados.

Apesar de sermos alfabetizados, somos ignorantes politicamente. Elegemos escadas para que políticos indesejáveis voltem ao poder, só sendo ignorantes.

Liberdade de expressão, essa com certeza têm bastante. Já viram a quantidade de tramites nas redes sociais. As empresas se viram obrigados a bloquear os acessos a esses sites devido a pratica exaustiva de liberdade de expressão dos seus funcionários, escrevem tanto e não dizem nada.

Dizem que conhecemos um homem pelo o que ele lê. Orkut, Facebook, MSN e Twitter não valem.

As pessoas que lutaram pela nossa democracia, que seus feitos sejam sempre lembrados, pena que hoje a  política mancha a memória de nossos heróis anônimos.

Vemos constantemente em época de eleição que muitos políticos usam o fato de terem sido perseguidos na ditadura mostrando uma face de mártires, somos gratos a todos que um dia lutaram para que a voz do povo fosse ouvida.

- Aos nossos ilustres representantes do povo, meus agradecimentos.   Devido a sua contribuição no passado temos uma divida eterna para com eles......

Esse com certeza seria o discurso que todo político safado gostaria de ouvir,  em momento algum eles e seus familiares acham que estão lesando os cofres públicos, na sua concepção de certo e errado, estão recebendo o que lhes é de direito por serviços prestados a comunidade.

 

Hoje não se faz mais necessárias as torturas, exílios, pessoas desaparecidas, estamos em um outro patamar, onde todos os envolvidos com corrupção, mensalão, nepotismo, tem a certeza de serem inatingíveis, e que se por algum motivo forem afastados, cedo ou tarde serão recolocados.

 

 "Uma mentira muitas vezes repetidas, torna-se verdade"  Joseph Goebbels

 

Quem sabe um dia, acreditemos que tudo o que eles fazem é para “o povo e pelo povo”.

E para mostrar que estão trabalhando, não faltam medidas provisórias de coisas inúteis para serem aprovadas, e para a pauta de hoje temos apenas promessas vazias.

Democracia = Poder do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.