Estou querendo retratar a involução da escrita. Levamos muito tempo para chegarmos até aqui, e agora estamos tendo que desaprender a escrever, ou não. Será que o MSN veio dar um salto evolutivo na escrita, não tenho muita certeza quanto a isso, só sei que quando recebo alguma mensagem tenho que decifrar, nossa até parece época de guerra quando as mensagens eram criptografadas. E os e-mails então, parecem que estou lendo um gibi cheio de caretinhas, e na minha época isso tinha um outro significado. Será que para nos sentirmos tão importantes quanto aos cientistas que decifram o código genético estamos decifrando o MSN.
Todos nós já ouvimos falar sobre Charles Darwin (1802 -19882) o Pai da Teoria da Evolução das Espécies. Sua teoria baseava-se na seleção natural, onde somente os melhores sobreviveriam.
Ainda hoje encontramos alguns animais que possuem parentesco com espécies de continentes diferentes. Se compararmos pode-se dizer: _ Se não posse esse bico ele se pareceria com tal pássaro. É ai que entra a evolução, os animais assim como os seres humanos evoluíram de forma a se adaptarem para sobreviver em condições adversas.
E evoluímos mais, com o passar do tempo para se fazer e contar a história houve a necessidade do homem se comunicar através da escrita, surge o primeiro alfabeto a que temos conhecimento os PICTOGRAMAS, não, não é de comer, são desenhos. Foi à forma que os antigos acharam para contar a sua história, passamos por diversas formas de escrita para chegar a que conhecemos hoje, ou melhor, conhecíamos.
Este filho não tem pai, ninguém quer ser o pai de filho feio, não sei quando começamos a desaprender a escrever só sei que se não tomarmos as rédeas daqui para frente estaremos nos comunicando por pictogramas, e o que era piada passará a ser realidade quando assinar por extenso é colocar o polegar na carimbeira e carimbarmos o papel.
O que não se usa atrofia, no caso do cérebro querem dizer que ficamos muito limitados sem imaginação, devemos exercitar o nosso cérebro como um todo. Após os 30 anos começamos a perder neurônios chegando à terceira idade com apenas 30% , este é o processo natural de envelhecimento das células, mas podemos envelhecer com um cérebro mais saudável, há não ser que se tenha uma doença degenerativa (Alzheimer).
Segundo o médico neurologista norte-americano Lawrence C. Katz, a idéia é quebrar a rotina, em qualquer hora e lugar como: trocar de roupa com os olhos fechados, comer e escrever com a mão oposta, voltar para casa por caminhos diversos, qualquer coisa que você faça que exija que seu cérebro se adapte já será um bom exercício, e quando este exercício começar a ficar fácil mude novamente.
Como podemos ver não estamos acabando apenas com a escrita, estamos contribuindo para uma degeneração cerebral em massa.
“O homem tem o poder de mudar o mundo, podemos tanto edificá-lo quanto dizimá-lo, tudo depende de quem escolhemos para nossos líderes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.