Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lúpulo, o Amargo Que Adoça os Fins de Tarde.

Constantemente ouvimos que depois de um dia cansativo, estressante, nada como tomar uma cerveja para relaxar, e papo vai e papo vem, e depois mais uma, e outra, e passamos a ter a necessidade de todos os dias beber pelo menos uma cerveja para atingirmos um grau de satisfação, até então tudo bem, depois que li sobre um de seu ingrediente parei para pensar, eu disse PENSAR e não beber.

Pesquisando sobre remédios fitoterápicos para amenizar as dores de enxaqueca, me deparei com uma receita que usa um dos ingredientes da cerveja, o lúpulo. No primeiro momento pensei: Beber cerveja passa a dor de cabeça? Infelizmente não, o álcool pode intensificá-la, o álcool age como um dilatador dos vasos sanguíneos, e esse efeito provavelmente é o responsável pela enxaqueca (ressaca). Então porque consumir um dos ingredientes?

Sou uma entre muitas pessoas apaixona pela internet e fui pesquisar a relação da enxaqueca com o lúpulo e descobri uma informação que não vemos nos comerciais de cerveja:


O lúpulo, Humulus Lupulus L., é uma planta da família das canabidáceas, a mesma da maconha. A erva tem um sabor amargo e além da sua aplicação culinária tem uma ação calmante, e também sonífera, bastante intensa. Foram feitos vários estudos científicos sobre o lúpulo confirmando a sua ação hipnótica, embora ainda não se tenha conseguido identificar exatamente qual dos seus princípios ativos é o responsável pelo seu efeito tranquilizante e relaxante. As propriedades do seu extrato ajuda a diminuir a atividade motora e induz o sono sendo usado em perturbações do estado de saúde, como a agitação, ansiedade e perturbações do sono, atuando também como anti-espasmódico, indicado para amenizar cólicas menstruais, não só é uma planta silvestre com excelentes propriedades medicinais, mas também cultivada desde o século XV para ser utilizada como ingrediente essencial da cerveja.


Acrescenta-se o lúpulo à cerveja para melhorar o seu aroma e dar-lhe o seu característico sabor amargo, graças à suas propriedade antibióticas, também usado como conservante evitando que a cerveja se contamine com bactérias e fungos.

Como apreciadora de filme policiais, conspiração e ficção, será que o lúpulo passou a ser usado pela sua propriedade antibiótica, ou por pertencer à distinta família das canabidáceas.

Em quanto isso.......

Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.