Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Meio Ambiente x Coleta de Lixo

Cada dia mais as pessoas estão dando valor ao nosso planeta, esta é uma atitude que deve ser levada a sério, praticada não só em público, mas levada para dentro de casa, devemos ensinar aos nossos filhos e acima de tudo dar o exemplo. O exemplo veem de cima.

 Existem pessoas que só de pensar que pode dar trabalho, já estão cansadas, e desanimam da idéia. Tem que haver uma conscientização geral, não é justo cobrar de uma parcela da sociedade sendo que a outra insiste em incorrer no mesmo erro. 

A falta de comprometimento com o futuro ecológico, se dá pelas mais diversas classes sociais. É lógico que alguém tem que pagar a conta, mas porque sempre a população. Quando será feita uma divisão mais justa.

Vejamos alguns exemplos:

Produtos
Embalagem Antiga
Embalagem Hoje
Leite
Saquinho / vidro
Longa vida
Óleo
Lata
Plástico
Refrigerante
Vidro
Plástico
Extrato tomate
Vidro / lata
Longa vida / plástico
Gelatina
Saco revestido com plástico
Plástico
Creme de leite
Lata
Longa vida
Leite condensado
Lata
Longa vida
Fermento em pó
Lata de papelão
Plástico
Biscoito
Lata
Plástico

E muitos outro. 

Com certeza haverá os que não concordem, e é isso que nos dá a certeza de um caminho mais acertado, o ponto de equilíbrio. A mão de obra utilizada na área de embalagem será prejudicada com certeza, mas, quando houve a mudança das embalagens antigas para as atuais, muitos também foram prejudicados, além dos empregados, as empresas que investiram em maquinário levaram uma rasteira do mercado,  e mesmo assim, as mudanças foram feitas. Não se faz um omelete sem se quebrar os ovos.  

Houve uma revolução industrial no seguimento da embalagem, todos correram para adotar os vasilhames plásticos e longa vida. Essas modificações foram feitas provavelmente em função do lucro, e não pensando no bem estar da população ou do planeta. 

O que é mais barato, fabricar uma garrafa pet, ou de vidro? 

As garrafas pet, depois de fabricadas e utilizadas, ou vão para os aterros sanitários, para quem mora ao lado são chamados carinhosamente de lixão (afinal pode ter gente descalça lendo o post), ou serão  utilizadas em alguma aula de artesanato,  ou ainda se bem separadinhas, limpinhas, e cuidadosamente armazenadas, encontramos alguns selecionadores de material reciclado que até as       recolhem. 

De forma alguma estou desvalorizando as(os) artesãs(ãos), adoro artesanato, apesar quase de não tê-lo em meu blog, é que muitas surgiram no mercado como uma forma de complementar a renda, por um lado é triste, e por outro, acabamos descobrindo o artista que existe dentro de nós.
                                      
As garrafas de vidro eram selecionadas para a verificação da integridade da garrafa, higienizadas, para  serem reutilizadas para envazar o refrigerante, as garrafas recusadas teriam que ser recicladas e outras seriam adquiridas,   para o segundo procedimento acredito que as indústrias precisariam de mais mão de obra, gerando um aumento em sua folha de pagamento. 

Com geramos a economia informal, estes mesmos catadores (selecionadores), estariam trabalhando registrados nessas empresas, selecionando o material que seria reutilizado. Não estou querendo onerar a indústria estou tentando entender como chegamos nessa situação de repasse da responsabilidade pelo meio ambiente.

As indústrias por sua vez, possuem uma carga tributária abusiva, e em alguns casos para não fechar, são obrigadas a diminuir a mão de obra. Mas esse debate deixaremos para um outro post.

A embalagem interfere diretamente na validade do produto, ao ficar estocada nas prateleiras dos supermercados, o produtor transfere a responsabilidade de armazenamento.

Fico dividida quanto ao que é bom ou ruim. Com as embalagens longa vida, podemos estocar alimentos por mais tempo, aproveitando até uma promoçãozinha básica (adoro), em contra partida, temos que reservar em nossa casa um espaço para o armazenamento, lembrem-se hoje as moradias não são mais espaçosas como antigamente, temos que morar em 90 m², pais, filhos, cachorro, periquito, gato..., além de deixarmos de consumir alimentos mais frescos.

 As embalagens, fraldas, copos, garfos, pratos plásticos,... todo o seguimento de descartáveis, qual  à medida que será tomada para estes itens poluidores, acredito que nenhuma.

Matéria jornalística que nunca chegará ao ar: "as empresas A, B, C e D fabricantes de fraldas descartáveis deverão encerrar este seguimento de produtos devido ao alto índice de poluição nos aterros sanitários", como diz a minha filha sinistro.

 Na coleta destes  e outros materiais, antigamente, eram armazenados em latão de lixo, onde o lixeiro recolhia o lixo e retornava o latão ao proprietário, a prefeitura achou uma grande sacada tiras os latões de circulação, primeiro: para agilizar o serviço já que não era preciso devolver o latão, segundo: o coletor não entra em contato direto com os resíduos (questão séria de saúde pública).

Com a nova medida, os supermercados suspenderão o fornecimento de sacolas plásticas ao consumidor, em contra partida teremos que COMPRAR sacos para acomodar o nosso lixo. Acredito que o certo seriam os supermercados oferecerem sacolas de papel em substituição da sacola de plástico, como é feito nos USA. O custo da sacola já esta embutido no valor final do produto, você não achou que as sacolinhas que você leva para reaproveitar estavam saindo de graça.

TODOS nós temos a obrigação, mas estamos sendo tão arrochados que uma hora o saco estoura. Não importam as medidas a serem tomadas, no final do passa sem devolver, sempre cai no coloco do contribuinte. 

Outro exemplo: não que seja o suficiente, acredito que muitas coisas poderiam ser feitas. Contribuímos com o CONTROLAR, acho que deveria ser devolvido ao contribuinte caso o seu veículo passasse na PRIMEIRA inspeção dando um incentivo para que as pessoas andassem com o seu veículo em dia. Até acredito que o índice de reprovação poderia ser elevado simplesmente para arrecadar, o que seria mais uma vergonha entre tantas. 

Com certeza existe uma solução só não conseguimos enxerga-la, quando o interesse de poucos prevalece sobre muitos, os problemas não são resolvidos apenas camuflados.   

Temos que ser sérios para sermos levados á sério. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.