Continuando o raciocínio do post Meio Ambiente x Coleta de Lixo, deparei com uma notícia que nos deixa quase sem saída no que se refere à preservação do solo.
“Segundo o site Reusable Bags, estima-se que são consumidas de 500 bilhões a um trilhão de sacolas plásticas por ano pelo mundo. Enquanto se decompõe, o plástico pode liberar fragmentos que contaminam o solo e a água.
O mesmo acontece com os sacos feitos com substâncias oxi-biodegradáveis. No processo de degradação são liberados metais pesados com níquel, cobalto e manganês. Além disso, gases que estão diretamente ligados ao efeito estufa, como o CO2 e o metano, também são emitidos (fonte de pesquisa Jornal Comunicação). "
Sacola plástica demora mais ou menos 450 anos para se decompor enquanto a sacola biodegradável 18 meses, o papel por ser biodegradável de 03 a 06 meses. Talvez uma das soluções fosse utilizarmos sacolas de papel reforçado, mas, e as embalagens utilizadas pelas empresas alimentícias onde o produto não pode ter contato com umidade, e os resíduos úmidos das residências e indústrias como seriam recolhidos se não pudermos utilizar sacolas plásticas mesmo que biodegradáveis, bem voltamos à prancheta. Com certeza não podemos resolver todos os problemas, mas, garanto que amenizaríamos muitos.
O mundo mudou, os dias encurtaram por conta do excesso de compromissos, deixamos de consumir produtos frescos, para não perdermos tempo e aproveitarmos as promoções armazenamos uma quantidade maior de alimentos, muitas dessas embalagens foram fabricadas para garantir a preservação da qualidade e armazenamento por longos períodos.
Estamos em um impasse, temos que escolher entre ganhar tempo em nosso dia a dia e deixarmos que as gerações futuras achem uma solução para sobreviver ao meio do lixo acumulado, ou, desaceleramos permitindo que o planeta consiga se regenerar, todos querem deixar sua marca, talvez a nossa seja ensinar para as gerações futuras que devemos trabalhar junto ao planeta e não contra ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.