Recebi um e-mail, que nos mostra que o tempo é nosso aliado quando usado de forma sábia.
Alguns poucos minutos diários dedicados aos nossos filhos farão uma diferença muito grande no adulto que eles vão se transformar, toda ação gera uma reação, por sermos únicos recebemos as lições da vida de forma diferente, alguns podem apreender o que não devemos fazer, enquanto que outros estarão anestesiados pela indiferença achando que a distância e a frieza com as pessoas é normal.
Como se escreve…
Quando eu tinha somente cinco anos, a professora do
jardim de infância pediu aos alunos que fizéssemos um
desenho de alguma coisa que amávamos.
desenho de alguma coisa que amávamos.
Eu desenhei a minha família. Depois, tracei um grande
círculo com lápis vermelho ao redor das figuras.
Desejando escrever uma palavra acima do círculo, sai de minha mesinha e fui até à mesa da professora e disse
círculo com lápis vermelho ao redor das figuras.
Desejando escrever uma palavra acima do círculo, sai de minha mesinha e fui até à mesa da professora e disse
- Professora, como a gente escreve…?
Ela não me deixou
concluir a pergunta.
concluir a pergunta.
Mandou-me voltar para o meu lugar e não me atrever mais a interromper a aula.
Dobrei o papel e o guardei no bolso.
Quando retornei para casa, naquele dia, me lembrei do
desenho e o tirei do bolso.
desenho e o tirei do bolso.
Alisei-o bem sobre a mesa da
cozinha, fui até minha mochila, peguei um lápis e olhei
para o grande círculo vermelho.
cozinha, fui até minha mochila, peguei um lápis e olhei
para o grande círculo vermelho.
Minha mãe estava preparando o jantar, indo e vindo do fogão para a pia.Eu queria terminar o desenho antes de mostrá-lo para ela e disse.
Mamãe, como a gente escreve…?
- Menino, não dá para ver que estou ocupada agora?
Vá brincar lá fora. E não bata a porta, foi a resposta dela.
dobrei o desenho e guardei no bolso.
Naquela noite, tirei outra vez o desenho do bolso.
Olhei para o grande círculo vermelho,e peguei o lápis.
Olhei para o grande círculo vermelho,e peguei o lápis.
Queria terminar o desenho antes de
mostrá-lo para meu pai.
mostrá-lo para meu pai.
Alisei bem as dobras e coloquei o desenho no chão da sala, perto da poltrona reclinável do meu pai e disse .
- Papai, como a gente escreve…?
Estou lendo o jornal e não quero ser interrompido.
Vá brincar lá fora. E não bata a porta.
Dobrei o desenho e o guardei no bolso novamente.
No dia seguinte, quando minha mãe separava a roupa para lavar,
encontrou no bolso da calça enrolados no papel, uma pedrinha, um pedaço de barbante e duas bolinhas de gude.
encontrou no bolso da calça enrolados no papel, uma pedrinha, um pedaço de barbante e duas bolinhas de gude.
Todos os meus “tesouros” que eu catara
enquanto brincava fora de casa. Ela nem abriu o papel.
Atirou tudo no lixo.
enquanto brincava fora de casa. Ela nem abriu o papel.
Atirou tudo no lixo.
Os anos passaram…
Quando tinha 28 anos, minha filha de cinco anos, fez um desenho.
Sorri quando ela apontou uma figura alta,de forma indefinida e me disse.
- Este aqui é você, papai!
Era o desenho de sua (minha) família.
Olhei para o grande círculo vermelho feito por minha filha ao redor das figuras, e lentamente comecei a passar o dedo sobre o círculo.
Ela desceu rapidamente do meu colo e avisou:
Eu volto logo!
E voltou. Com um lápis na mão.
Acomodou-se
outra vez nos meus joelhos , posicionou a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou.
outra vez nos meus joelhos , posicionou a ponta do lápis perto do topo do grande círculo vermelho e perguntou.
- Papai, como a gente escreve amor?
Abracei minha filha,
tomei a sua mãozinha e a fui conduzindo, devagar,
ajudando-a a formar as letras, enquanto dizia:
tomei a sua mãozinha e a fui conduzindo, devagar,
ajudando-a a formar as letras, enquanto dizia:
Amor...
Amor, querida, se escreve com as letras T…E…M…P…O (TEMPO).
Amor, querida, se escreve com as letras T…E…M…P…O (TEMPO).
Conjugue o verbo amar todo o tempo.
Use o seu tempo para amar.
Crie um tempo extra para amar, não esquecendo que para os filhos, em especial, o que importa é ter quem
ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
ouça e opine, quem participe e vibre, quem conheça e incentive.
Não espere seu filho ter que descobrir sozinho como se soletra amor, família, afeição.
Por fim, lembre-se:
Se você não tiver tempo para amar, crie.
Afinal, o ser humano é um poço de criatividade e o tempo…
…bom, o tempo é uma questão de escolha.
Autor Anônimo
Filmes, novelas, jogos, todos em algum momento serão reprisados, os momentos com nossos filhos ficaram no passado e infelizmente o futuro pode nos privar da companhia desta pessoinha tão especial, por isso abrace, beije, conte histórias e cantigas de ninar, e se alguém lhe perguntar como se escreve tempo, você já sabe A..M..O..R..
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