Patrimônio da humanidade, por diversas vezes olhamos imagens de paraísos naturais pela internet, alguns já visitamos outros estão em nossa lista de lugar para conhecer, e alguns nem existem mais. Quantos paraísos e animais temos conhecimento apenas por ouvir falar?
Estamos correndo às cegas não sabemos ao certo qual a nossa participação nestes acontecimentos. Li artigos que diziam que com o degelo as baixas temperas da água mudariam as correntes marítimas que são responsáveis pela distribuição do calor para o planeta ocasionando uma nova Era Glacial, outro que dizia que devido o aquecimento global, não enfrentaremos uma outra Era Glacial, prova esta que estamos atrasados com o evento.
Nos sentimos donos e superiores a tudo que vemos, desmatamos, mudamos o cursos de rios, represamos outros, construímos em reserva nativa, e por final culpamos a natureza pelos desmoronamentos, inundações, furações, secas..... Isso nos mostra como somos pequenos, impotentes contra tais forças, um dia não mais estaremos aqui, e o planeta se renovará com já fez tantas vezes.
Já se sabe que nosso planeta passou por algumas Eras Glaciais, segundo cientistas a última é datada aproximadamente de 11.500 mil de anos, em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo.
- Glaciação Donau - há cerca de 2 milhões de anos
- Glaciação Günz - há cerca de 700 mil anos
- Glaciação Mindel - há cerca de 500 mil anos
- Glaciação Riss - há cerca de 300 mil anos
- Glaciação Würm - há cerca de 150 mil anos
Podemos dizer que apesar de estarmos contribuindo para o aquecimento global, parece inevitável tal acontecimento. Nem por isso vamos vandalizar. O que nos seres aparentemente inteligentes poderíamos fazer para amenizar o impacto?
Historicamente sabe-se que a peste negra na Idade Média foi devido o aumento da população de ratos. Ao mexermos com o equilíbrio, desencadeamos uma série de acontecimentos, como enfileirar dominós.
O efeito borboleta, é apenas uma ilustração de como nossas atitudes influenciam nosso planeta. Não estou me referindo apenas a aquecimento global e sim e as perdas de tantas espécies que contribuem para o equilíbrio do todo.
Quando um ser que se diz superior intelectualmente subjuga uma outra espécie como forma de prazer, passa a ser pequeno, quase insignificante.
Ser superior é ter responsabilidade pelo mais fraco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.