Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Inteligente sim, superior talvez.

Patrimônio da humanidade, por diversas vezes olhamos imagens de paraísos naturais pela internet, alguns já visitamos outros estão em nossa lista de lugar para conhecer, e alguns nem existem mais. Quantos paraísos e animais temos conhecimento apenas por ouvir falar? 

Estamos correndo às cegas não sabemos ao certo qual a nossa participação nestes acontecimentos. Li artigos que diziam que com o degelo as baixas temperas da água mudariam as correntes marítimas que são responsáveis pela distribuição do calor para o planeta ocasionando uma nova Era Glacial, outro que dizia que devido o aquecimento global, não enfrentaremos uma outra Era Glacial, prova esta que estamos atrasados com o evento.

Nos sentimos donos e superiores a tudo que vemos, desmatamos, mudamos o cursos de rios, represamos outros, construímos em reserva nativa, e por final culpamos a natureza pelos desmoronamentos, inundações, furações, secas..... Isso nos mostra como somos pequenos, impotentes contra tais forças, um dia não mais estaremos aqui, e o planeta se renovará com já fez tantas vezes.

Já se sabe que nosso planeta passou por algumas Eras Glaciais, segundo cientistas a última é datada aproximadamente de 11.500 mil de anos, em média o planeta experimenta 10.000 anos de era quente a cada 90.000 anos de Era de Gelo.
Podemos dizer que apesar de estarmos contribuindo para o aquecimento global, parece inevitável tal acontecimento. Nem por isso vamos vandalizar. O que nos seres aparentemente inteligentes poderíamos fazer para amenizar o impacto?

Historicamente sabe-se que a peste negra na Idade Média foi devido o aumento da população de ratos. Ao mexermos com o equilíbrio, desencadeamos uma série de acontecimentos, como enfileirar dominós.

O efeito borboleta, é apenas uma ilustração de como nossas atitudes influenciam nosso planeta. Não estou me referindo apenas a aquecimento global e sim e as perdas de  tantas espécies que contribuem para o equilíbrio do todo.

Quando um ser que se diz superior intelectualmente subjuga uma outra espécie como forma de prazer, passa a ser pequeno, quase insignificante. 

Ser superior é ter responsabilidade pelo mais fraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.