Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Sejam Cassios, Pedros, Claudias, Paolas, ...... não importa qual o nome lhes damos, seremos sempre Narciso.

O que estamos dispostos a fazer para alcançar o padrão de beleza que a sociedade nos impõe. É o que passa pela nossa cabeça quando pensamos na história de Narciso, mas o que a história nos mostra? 

Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.

Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco, seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem vendo em si somente beleza e perfeição e ficou a contemplá-la até consumir-se. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera. 

Esta é apenas uma das versões da Mitologia Grega sobre Narciso. A imagem sempre nos fascinou, para ser mais realistas todos têm um pouco de narcisista, só não admitimos. Segundo alguns especialistas, essa história tem uma outra conotação, o lado físico de Narciso apenas ilustra a necessidade de encontrar alguém que achamos perfeito.

O mais curioso é que o espelho por diversas vezes nos engana.
Quantas vezes ao nos arrumarmos de frente ao espelho a imagem refletida não é a mesma imagem que observamos em uma foto. A foto nada mais é do que a nossa expressão da verdade, é como se estivéssemos observando uma outra pessoa, e nesse ponto somos bastante crítico e vemos muitos defeitos. 

Na euforia de ter encontrado o ser ou objeto de nosso desejo, não conseguimos distinguir o que é real.

A decepção que nos cerca no dia a dia, tem haver com o reflexo das nossas expectativas não correspondidas, muitas vezes por nossa culpa, fantasiamos, desejamos de mais, exatamente como Narciso, ninguém estava a sua altura, foi traído pelo seu eu, o único capaz de enfeitiçá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.