Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Anorexia, quando a beleza vira um fardo.

No site Terra havia uma chamada sobre o problema da anorexia, um documentário sobre a vida de irmãs gêmeas que sofrem do distúrbio alimentar.

Comenta-se que o primeiro caso de anorexia foi em 1347 na Argentina, quando Catalina de Sien ficou sem comer por se sentir contrariada já que queria ingressar na ordem dominicana a contra gosto da família, particularmente vejo como greve de fome. Muitos outros casos foram relatados como sendo: anorexia nervosa, depressiva entre outros, a definição da doença segundo os médicos é a pessoa quem tem uma visão distorcida de seu próprio corpo, que leva o paciente a se ver como gordo.

Muitas jovens e outras nem tão jovens, se submetem a essa vaidade desmedida, descabida, destorcida e cruel, o que começa como uma forma rápida de perder peso, logo vira uma obsessão. O mundo da moda virou palco desta doença silenciosa, muitos sabem que algo de errado esta acontecendo, mas, se fazem de surpresos quando divulgam o assunto.

Como em qualquer carreira todo começo é difícil, mas nem todas são tão cruéis que mexem com seu ego indo de 0 a 100 com tanta facilidade, chega a ser uma agressão psicológica. Com o tempo depois de uma carreira mais consolidada os convites aparecem e dá a impressão que as exigências diminuem, prova está que vemos atrizes e atores que fogem completamente do padrão de corpo para desfiles de passarela, mas por existir a identificação do ator com o público o peso passa a ser apenas um detalhe.
 
Posso citar dois exemplos contrastantes:

Coco Rocha
A canadense Coco Rocha, de 21 anos, que mede 1.78m e pesa  47 Kg (IMC=14,8) Kg, apesar de estar abaixo do peso foi despedida, por estar “gorda”. Observe que o peso ideal para a profissão é fora dos padrões que dizem ser saudável. 

A brasileira Gisele Caroline Bündchen  30 anos, 1.79 m e pesa 57 kg  (IMC=17,8) constantemente convidada para desfiles, possui um nome já consagrado o que lhe permite estes quilinhos à mais, não é recriminando, é simplesmente uma constatação e  aprovo esta liberdade com o próprio corpo. 

O que fazem com as novatas e com as que não possuem tanta notoriedade chega a ser desumano.

Conforme tabela do IMC o peso ideal para homens e mulheres, seriam: homem 20,7 à  26; mulher 19,1 à 25,8, não estou levando em conta o fator idade que interfere no resultado final, este conceito de porte físico é tão manipulado que não encontramos com facilidade tabela onde o peso tem relação idade  acima de 18 anos.
Afrodite - Museu Nacional de Nápoles

Quem são estes Adonis e Afrodites, que ditam como verdade suprema os conceitos de beleza. Que sociedade é essa que acompanha uma geração se definhando por conceitos de beleza que só existem na cabeça desses “Deus da Moda” que condenariam o próprio Deus e Deusa de beleza por estarem acima do peso. 
Adonis - Museu Louvre

Nos maços de cigarros está estampado o mal que o fumo causa a saúde, quando será tomada uma providência contra pessoas que fazem lavagem cerebral cultuando um corpo excessivamente magro para qualquer padrão mundial. Os padrões de beleza da passarela já foram  rejeitados  o que mais estão esperando para mudar este conceito antiquado e doentio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.