Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Tuberculose tem cura

A Tuberculose  é uma doença que podemos prevenir, tratar e até curar, desde que adotemos medidas de prevenção e cura. É transmitida por Aerossóis, traduzindo para nosso entendimento, são partículas microscópicas em suspensão na atmosfera, e contraimos a doença pelo ar.

Sintomas
  • tosse intensa e prolongada por três ou mais semanas;
  • dor no peito;
  • hemoptise;
  • febre;
  • calafrios;
  • suores noturnos;
  • perda de apetite e peso;
  • cansaço fácil.
 Contágio
  • tosse (procure sempre colocar a mão sobre a boca);
  • espirro;
  • falando.
Segundo o Fundo Global Tuberculose Brasil, morrer por ano 4,7 mil pessoas no Brasil é fácil de entender esta dinâmica quando pegamos o Rio de Janeiro como exemplo. Só na Rocinha já são mais de 300 casos, é uma realidade a ser analisada bem de perto. 

Nesta semana Carlos Basilia, sociólogo, ativista do Fórum Estadual das ONGs na luta contra a tuberculose diz que: - Isso é resultante de décadas de descaso do poder público.

Vamos dividir as responsabilidades ao que compete a cada um, Governador, Prefeito e munícipe.

No dia campanha de vacinação contra a Poliomielite deste ano, o Rio de Janeiro não atingiu a meta, prorrogando a campanha por mais uma semana. As perguntas que me vem á cabeça são as seguintes: 

Não atingiu por que faltou vacina ou as crianças não compareceram? 

Se não tomaram a vacina contra Poliomielite (VOP), será que tomaram a BCG contra tuberculose, se não tomaram por quê?

Quem manda nas comunidades do Rio de Janeiro oferecem infra-estrutura e dignidade aos seus moradores? 

Conforme a reportagem a comunidade esta em uma área irregular onde os becos e vielas mal dão para passar duas pessoas de uma vez, o  crescimento desordenado           contribui para que casas sejam feitas parede a parede sem que haja o mínimo de ventilação, e estas condições favorecem a disseminação de qualquer doença, sol e ambientes arejados são sinônimos de saúde, estas medidas competem a VOCÊ.

O Governo tem responsabilidade pelo Estado, o Prefeito pela cidade, e você pela sua saúde e dignidade, não negligencie este direito, de nada adianta uma cartilha de higiene e saúde se não seguimos as orientações, serão apenas palavras vazias, chorar sobre as vítimas dessa guerra silenciosa não as trarão de volta.

Os morros são como tapete onde nossos políticos escondem a pobreza da cidade maravilhosa, e assim acontece em outras cidades brasileiras, mas ainda assim acredito que temos a maior parcela de culpa, quando encontramos um político na rua estendemos a mão, abraçamos tiramos foto como se fossemos amigos de infância, dá pra acreditar? 

Na verdade eles precisam mais de você, do que você deles, políticos tem aos quilos e eleitor é disputado voto a voto, se fosse o contrário eles não se dariam ao trabalho de fazer carreata, ficariam em casa como nós ficando escolhendo seus eleitores no horário eleitoral.

MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DE FAZER A NOSSA PARTE, SEJA  GRANDE OU PEQUENA É NOSSA E DE MAIS NINGUÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.