Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Brasileiros no corredor da morte



Família é para essas coisas, apoiar, relevar, ver o lado bom de cada um dos parentes,  quero deixar claro que não desejo a ninguém o sofrimento que estas famílias estão passando, estou analisando de forma imparcial como qualquer pessoa fora da família provavelmente faria.

Em 2003 na Indonésia, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira foi condenado á morte por tráfico internacional de drogas, preso com 13,7 Kg de cocaína, o paranaense Rodrigo Goularte, 39 anos, preso em 2004 com 6 kg de cocaína. O tráfico de drogas no Brasil as lei são mais brandas em contrapartida a paga pelos serviços prestados também é menor, vislumbrando um lucro maior conforme a regras: quanto maior o risco maior o ganho, acredito que foi este pensamento que motivou os brasileiros Marcos e Rodrigo a se arriscarem no aeroporto da Indonésia.

Em 2005 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intercedeu junto ao governo Indonésio para evitar a execução dos brasileiros, alegação, apesar de ser um crime grave até mesmo no Brasil não temos pena de morte, eis a questão, não estavam traficando em território brasileiro, como eu havia comentado anteriormente o lucro é menor..

Conforme a declaração da própria família do surfista Rodrigo  Gloulart: "É um país complicado (a Indonésia), com normas muito rígidas, estamos pressionadíssimos. Mesmo assim, temos esperanças. O Rodrigo sempre foi um rapaz familiar, querido, educado. Até hoje não entendemos o que aconteceu, fomos todos surpreendidos com essa história. Ele era acostumado a viajar, conhecia os aeroportos, com certeza sabia o que estava fazendo”.  

Essa declaração só confirma que ele estava a para dos riscos que estava correndo, as  famílias  que seriam destruídas com essas drogas nas ruas não tem tanta certeza de que eles estajam arrependido, todo criminoso (não estou falando que eles sejam um facínoras, apenas dizendo que quem comete um crime, seja qual for é criminoso) é igual a pessoa que traí, geralmente ela não se arrepende do ato mas sim do fato de ter sido pego.

Confesso estar em uma situação bastante cômoda onde posso opinar sem estar comprometida sentimentalmente, não tenho parente que esteja no corredor da morte e nem uma família destruída pelas drogas, não estou pedindo para que as famílias abandonem seus filhos, netos e irmãos, nesta guerra os dois lados possuem pessoas amadas que de alguma forma se envolveram em algo perigoso.

Condenação ou absolvição haverá sempre um perdedor, caso seja executado a família perdera um ente querido, e se for anistiado a justiça para com as famílias que se perderam na luta contra as drogas recebem um golpe fatal. 

O que tiraremos de lição no final desta história, na criminalidade não existem vencedores apenas marionetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.