Quem sou eu

Minha foto
Uma apaixonada pela natureza, e que sem a minha família eu nada seria. Meu pai certa vez me disse que da vida levamos só o nosso nome, e hoje eu digo que além disso, levamos as lembranças boas e ruins, e que sem esta última, jamais saberíamos reconhecer a primeira.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Poupança, investimento com baixo risco

Quando falamos em investimento pensamos em rentabilidade e baixo risco. Temos a poupança, CDB, Tesouro Direto, fundo DI, Fundo de Renda Fixa, ......são tantas sopas de letrinhas que temos duas saídas: nos inteiramos do que se trata ou pedimos orientação para que sabe, que no caso não sou eu.

Existem investimentos que a rentabilidade é menor mais são seguros, com isso concluímos que quanto maior o ganho, maior o risco. A poupança é um investimento sem riscos (pelo menos era o que pensávamos). Não podemos esquecer que alguns investimentos o Leão abocanha uma parte, como não acompanhamos a Bolsa de Valores, não entendemos de investimentos indexados, e tantas outros bichos mais, optamos pela boa e velha poupança.

Plano Brasser - em julho de 1987
Plano Verão - janeiro de 1989
Plano Collor I - março de 1990
Plano Collor II - Janeiro de 1991

Velha sim, boa talvez, quem nunca ouviu falar dos Planos Bresser, Collor I e II, Verão, estes empréstimos compulsórios deveriam ter sido depositado nas contas dos poupadores no término de 20 anos, até o momento muitos estão a espera deste dinheiro, outros poupadores até já faleceram  .

O empréstimo é uma via de mão dupla onde uma vai, e a outra obrigatoriamente volta, os bancos assim como o Banco Central estão querendo dar um tombo nos poupadores, e é nesse momento que penso: Este não é um país sério, as pessoas que participaram deste empréstimo primeiro que não foram consultadas, mesmo porque diriam não, segundo não deveriam ter que entrar como uma ação para reaver o que é seu por direito.

Com certeza é muito mais fácil equilibrarmos nossas contas particulares, apesar que tem pessoas que não conseguem administrar o próprio salário, não vou discutir como as instituições financeiras deveriam administrar suas receitas, não saberia por onde começar, só fico imaginando a seguinte questão, se estivermos devendo para o banco este irá bloquear as contas, dar busca e apreensão no carro, leiloar imóveis, e nós o que podemos fazer contra eles?

Dizemos no comércio que o combinado não é caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As opiniões são importantes, elas reafirmam nossas idéias, ou nos dão novos caminhos para trilhar.