Tudo o que se fala sobre as sacolas de plástico tem fundamento, mortalidade da nossa vida marinha, poluição , enchentes, risco para toda a nossa fauna e flora, até o momento não se ofereceu uma solução para o problema, com essa deixa os supermercado começaram a vislumbrar uma forma a mais de ganhar com as sacolas retornáveis.
Vamos substituir as sacolas de plásticos pelas sacolas de papel reforçado, eu disse sacolas não sacos que não possuem alças dificultando o transporte, este substituto deveria ser oferecido gratuitamente e o custo seria agregado as despesas já previstas com a confecção de sacolas plásticas. O governo por sua vez deveria fiscalizar que as sacolas de papel não fosse alvo de superfaturamento onerando os estabelecimentos.
A arte com origami é admirável o que faz com uma simples folha de papel, há poucas semanas atrás um vi um artesão ensinando a fazer saquinho para cesto de banheiro, achei simplesmente........ absurdo tal procedimento, convenhamos quem irá fazer um origami para recolher lixo, não é prático, sua capacidade de volume não é convidativa, o programa tem que estar precisando muito de audiência para colocar como chamariz uma solução para a poluição e aparecer com esse presente de grego.
Temos outro inimigo alongo prazo, as sacolas de papel cuja matéria prima é a celulose são extraída nem sempre de maneira legal, estaremos incentivando a degradação do solo, erosão, desmoronamento de encostas e barrancos, extinção de mata nativa, empobrecimento do solo, destruindo o habitat e desequilíbrio da fauna, como podemos ver de boas intenções o inferno esta cheio.
"Se a solução fosse fácil não se chamaria problema e sim de um simples contra tempo.
Regiane TSilva"